super controle remoto para projetos - histórico e atualização 2020

Então pessoal, como comentei nessa postagem, temos novidades sobre o controle remoto, mas para isso vamos a um flashback de todo o andamento do controle para aqueles novos visitantes que estão chegando no blog (aliás, SEJAM BEM-VINDOS). Vamos pela ordem cronológica:

- Setembro de 2015: Primeira postagem que falei da criação do controle remoto, com os primeiros componentes sendo posicionados e testados:

- Outubro de 2015: começando a programação do controle:

- Novembro de 2015: Adicionei uma bateria Lipo para alimentar tudo e dar uma boa autonomia de funcionamento, além disso coloquei um RTC (mais tarde acabei removendo, mas planejo colocar novamente).

- Fim de Novembro de 2015: Adicionei controles analógicos de um Joystick que comprei só para retirar essa função (ainda hoje vale mais a pena comprar um e desmontar do que comprar apenas o controle analógico, além de pagar menos você consegue também obter fios, motor(es), LEDs e outros componentes).

- Março de 2016: Fiz uma atualização no controle, substituindo alguns itens e melhorando outros.

Depois desse período de tempo eu apenas fiz alguns testes no controle, finalizei a programação e me empenhei na construção do avião, para isso desenvolvi algumas ferramentas como o testador de servos caseiro.

- Setembro de 2016: a construção do avião estava bem avançada nesse ponto, praticamente faltava os detalhes e o balanceamento da estrutura no seu CG (centro de gravidade):

Até a metade de 2017 teve pequenos avanços no projeto, pois estava com falta de dinheiro para comprar material para dar acabamento e finalizar a parte elétrica/eletrônica do avião. Na segunda metade de 2017 começa a sequência de tragédias que fizeram eu literalmente abandonar esse projeto por muito tempo, muito tempo mesmo, foram mais de 2 anos do projeto abandonado. Os fatos que levaram ao abandono do projeto foram (em ordem):
- algum objeto pesado caiu nas asas do avião quebrando elas completamente  (quando já estavam prontas);
- defeito no HD do notebook onde tinha a programação do controle e do avião (perdi o código atualizado);
- queima do pendrive com o backup de todos os códigos do controle e do avião;
- quebra da estrutura central do avião.
Depois de tudo isso eu estava sem nada, perdi o avião todo e tudo que tinha investido, e o controle remoto estava sem poder ser utilizado, pois não tinha mais o código dele e de recepção, foi ai que desisti e abandonei o projeto, depois veio minha depressão e larguei de vez tudo.

No início desse ano (2020) eu voltei ao controle remoto e fiz umas atualizações nele:
- adicionei dois trimpots
- troquei interruptores com defeito
- substitui cabos rompidos
- troquei o regulador de tensão linear para um chaveado
- substituí todas as etiquetas do controle
- adicionei um segundo monitor LCD
- substituí a alça para carregar

E o principal: consegui montar um novo código para ele e para o receptor (agora tenho backups em vários locais e também na nuvem hehehehe), estou fazendo testes de recepção e processamento antes de montar um receptor definitivo para utilizar. Aos poucos vou montar um avião simples para utilizar o controle e também estou dando sequência ao robô (eu também tinha abandonado ele). Chega de papo e veja o resultado:
Consigo utilizar os dois LCD com informações diferentes e tempos de atualização também diferentes, além disso o LCD externo possui um potenciômetro na lateral para ajuste rápido do brilho da tela que é essencial, pois ele quero colocar os paraemtros recebidos do veículo sendo controlado.
Por hoje é isso pessoal, um abraço e até a próxima!

Comentários