carga de bancada (Dummy Load V2)

 Olá pessoal, retornando às postagens, trago hoje a atualização de um projeto anterior do blog, trata-se da carga de bancada (dummy load ou carga fantasma) que descrevi nessa postagem. Como disse na postagem original, esse projeto serve para teste de fontes, através do ajuste de um potenciômetro consegue-se controlar o quanto de energia será drenada, sendo transformada em calor.

O circuito que montei basicamente é o mesmo projeto original, a diferença é que agora a placa aumentou de tamanho para comportar o novo projeto, no decorrer do post cito as atualizações que foram feitas no projeto.

 Primeiramente, os rabiscos iniciais, tendo ideias a serem testadas e implementadas:


Junto já estava rabiscando a ideia da carcaça do equipamento final, o acabamento. O circuito base que utilizei foi o mesmo do projeto anterior:

 Nessa próxima foto são os fotolitos para a confecção da PCI, sim, essa é uma novidade das grandes, não estou mais produzindo as placas através do método de transferência térmica, o que agregou muito mais valor e qualidade às placas, assim, fica muito melhor para fabricar elas, não existem mais erros em trilhas ou falhas, saem de forma perfeita.

 

Aqui uma foto da placa pronta, iniciando a furação para a fixação dos componentes eletrônicos:

 

O circuito anterior recebeu algumas modificações, por exemplo:

- a adição de um segundo potenciômetro, a fim de dar mais precisão no ajuste da corrente sendo drenada.

- conexão através de bornes na placa para permitir a fixação em terminais presos à estrutura do equipamento.

- LED indicador de carga ativa (fez toda a diferença essa adaptação, realmente estava precisando disso).

- Adição de um conector Jack P4 fêmea para a conexão de uma fonte de energia externa (12V 2A).

- Adição de um regulador de tensão LM7805 para regular em 5V a tensão que é fornecida ao circuito.  

Além disso como pode-se ver na imagem a seguir, adicionei uma parte na placa que faz o monitoramento da temperatura do transistor e liga um LED em caso de temperatura superior a 70ºC (o dissipador preso ao transistor MOSFET possui uma FAN ligada continuamente por segurança), caso o LED acenda, hora de interromper os testes kkkk

Andamento das furações:


 Praticamente todos os furos estão prontos nessa foto, só precisando de ajustar o diâmetro de alguns ainda. A seguir, uma foto com os componentes já soldados na placa, e o inicio da fabricação da estrutura onde ia ficar o circuito:

Agora uma foto da caixa de acabamento finalizada:

Caixa pronta, testes efetuados, circuito funcionando como o planejado, hora de fazer o acabamento da caixa com os adesivos, primeiro a visão superior:

E agora a visão frontal:

Ficou muito melhor que a versão anterior, mais funcional e profissional, e agora integra minha bancada continuamente. 

Por hoje é isso pessoal, um abraço e até a próxima.

Comentários